Animais do Zoológico de Guarulhos recebem cuidados especiais no inverno


Os bichos também sofrem com o clima gelado do inverno. A preocupação fez com que os profissionais do Zoológico Municipal de Guarulhos tomassem alguns cuidados para proteger os animais nesta época do ano. Abrigos aquecidos, barreiras contra vento e chuva e controle da qualidade do ar são algumas das medidas para evitar que mamíferos, répteis, aves e anfíbios fiquem doentes.
Por serem originários de lugares mais quentes, alguns animais não possuem meios naturais para se proteger do frio. Quando a temperatura cai, as equipes agem rapidamente para colocar em funcionamento um elaborado sistema de aquecimento. “A maioria dos bichos está acostumada com o clima, pois é da nossa região. O problema é com as espécies de áreas mais quentes, que demandam cuidados nessa época”, destaca Claúdia Igayara, médica veterinária do zoológico.
Entre os animais que precisam de cuidados especiais estão os répteis (principalmente iguanas e serpentes), as aves, os primatas (especialmente os saguis) e os peixes. “Os peixes e os répteis não são capazes de regular a temperatura do próprio corpo e param de se alimentar, o que pode levá-los, inclusive, à morte”, afirma Claúdia.
Atualmente, o Zoológico Municipal de Guarulhos conta com mais de 450 animais, de 100 diferentes espécies. O local fica aberto ao público de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas. O endereço é Rua Dona Glória Pagnocelli, 344, Jardim Rosa de França – Guarulhos - SP. A entrada é gratuita.